Ciclovia pop-up no âmbito do Plano de Transformação do Espaço Público.
Introdução
As ciclovias da Avenida Vasco da Gama e da Avenida das Descobertas integram o Eixo Marginal ciclável de Lisboa, que ligará Belém (desde a sua fronteira com Algés) até ao Rio Trancão, passando pelo Cais do Sodré e pelo Parque das Nações.
Integram, por isso, uma ligação ciclável estruturante para a cidade com mais de 25 km, indispensável às deslocações de um crescente número de munícipes.
Inicialmente, no âmbito do Plano de Transformação do Espaço Público, apresentado pela Câmara Municipal de Lisboa para o período pós-pandemia, a implementação destas ciclovias estava prevista para julho de 2020. No entanto, não foi possível cumprir essa previsão.
Os Vizinhos de Belém estão empenhados desde o primeiro segundo em contribuir com a Câmara Municipal de Lisboa na implementação destas ciclovias e desenvolveram diversas iniciativas junto da comunidade de Vizinhos para estudo das vantagens e desvantagens de diferentes configurações, recorrendo a sondagens/referendos e outras ferramentas que promovem a participação cidadã.
Esta página sintetiza os resultados desse processo participativo, assim como permite monitorizar a implementação das ciclovias e concentrar as sugestões de melhoria e os problemas identificados.