A Vizinhos em Lisboa – Associação de Moradores tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias e bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.
Competências da Vizinhos em Lisboa
- Reconhecer, promover a criação, integração, dar apoio e defender os núcleos de Vizinhos das freguesias do concelho de Lisboa, que se constituam segundo as normas estabelecidas em regulamento próprio definido por esta Associação.
- Representar estes núcleos numa estrutura com existência jurídica e formal, segundo estes estatutos.
- Promover ações comuns e tirar sinergias da existência e experiência de cada um dos grupos.
- Promover a cooperação com os órgãos autárquicos, nomeadamente com as Juntas de Freguesia, com a Câmara Municipal de Lisboa, com outras associações e com a sociedade em geral, na resolução de temas de interesse local;
- Auscultar os moradores e divulgar de forma abrangente e transparente os fins, propósitos e ações desencadeadas pela Associação, utilizando os meios eletrónicos à disposição, dando devida conta da sua evolução e resolução, aos seus sócios, à comunicação social e à opinião pública em geral;
- Exercer quaisquer diligências em direito permitidas que se afigurem adequadas à prossecução do seu objecto, nomeadamente no que se refere ao exercício de direitos legalmente reconhecidos, instauração de ações populares ou, em geral, instauração de quaisquer ações, recursos ou contencioso, de natureza preventiva ou outros;
- Possuir consciência da sua utilidade social e económica perante a sociedade, fomentando-a e desenvolvendo-a, de forma contínua, para a realização do seu objeto.
Identidade visual da Vizinhos em Lisboa
O logótipo da Vizinhos em Lisboa – Associação de Moradores é constituído pelos seguintes elementos:
- Na parte inferior, as pequenas casas representam cada um de nós, moradores, associados na sustentação de causas locais e na promoção da cidadania ativa dirigida à melhoria do nosso bem-estar, qualidade de vida, aspetos culturais e de preservação patrimonial. A cor castanha é a cor da terra e da madeira e por isso estamos também associados à natureza e melhoria da qualidade ambiental. Esta cor representa também os valores da constância, da disciplina, da uniformidade e da observação das regras, seriedade e responsabilidade, características base da nossa ação.
- A cor laranja dos semicírculos, do laranja avermelhado ao laranja amarelado, representa coragem, determinação e vontade. É um grande estimulante para a ação, sendo uma boa ferramenta para despertar a atenção e transmitir mensagens.
- O semicírculo interior, uno, representa cada um dos grupos de vizinhos, onde essa mensagem e vontade de ação é mais concentrada, dirigida aos problemas dessa unidade territorial, foco e motivação agregadora.
- O semicírculo intermédio, representa a intercolaboração entre os diferentes núcleos de vizinhos, trabalhando sempre que possível em causas transversais e unificadoras.
- O semicírculo exterior, representa a vontade de colaboração e externa, virada para as organizações, entidades, associações e todos os que connosco quiserem colaborar.
Grupos de Vizinhos acreditados
(por ordem de fundação)
Vizinhos do Areeiro: https://www.facebook.com/groups/Vizinhos.do.Areeiro
————————————
Vizinhos da Penha de França: https://www.facebook.com/groups/Vizinhos.da.Penha.de.Franca
————————————
Vizinhos das Avenidas Novas: https://www.facebook.com/groups/vizinhos.das.avenidas.novas
————————————
Vizinhos de Alvalade: https://www.facebook.com/groups/Vizinhos.de.Alvalade
————————————
Vizinhos de Alcântara: https://www.facebook.com/groups/VizinhosDeAlcantara
————————————
Vizinhos de Belém: https://www.facebook.com/groups/Vizinhos.de.Belem/
————————————
Vizinhos da Estrela: https://www.facebook.com/groups/vizinhos.da.estrela
————————————
Vizinhos da Misericórdia: https://www.facebook.com/groups/vizinhos.da.misericordia
Visão, Missão e ValoresEstrutura e Órgãos SociaisDocumentos InstitucionaisPerguntas Frequentes