Metro ligeiro de superfície que irá ligar Lisboa, Oeiras e Loures.
🚊 O METRO CHEGARÁ A BELÉM!
✍️ Foi formalizado um acordo entre os concelhos de Lisboa, Oeiras e Loures para um metro ligeiro de superfície.
💵 O projeto envolve um investimento de 490 milhões de euros e servirá para ligar os três municípios com duas linhas entre Alcântara e a Cruz Quebrada, e entre Santa Apolónia e Sacavém.
📍 Belém terá duas estações: uma na Praça de São Francisco Xavier e outra na Avenida das Descobertas (e ainda uma na fronteira com a Ajuda, junto ao Cemitério!).
Pretende-se com o mesmo assegurar a coesão territorial da zona Ocidental da cidade de Lisboa, através da criação de um grande eixo estruturante, ao longo de cerca de 10 km, que consolide os bairros atualmente desconectados, que ligue os diversos equipamentos existentes e propostos, abrangendo as freguesias de Alcântara, Ajuda e Belém.
Existe contudo um enorme défice de eficiência na rede de transportes públicos nestas três freguesias, que entre os vários equipamentos existentes e previstos, nomeadamente o Hospital de São Francisco Xavier, tendo o Ministério da Saúde dado indicação da extrema necessidade de ter um transporte público que sirva o Hospital, tendo em conta o seu raio de influência que abrange alem destas três freguesias, a União das Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo, já no Concelho de Oeiras.
Assim a linha LIOS Ocidental, com cerca de 10 km e 16 paragens liga o concelho de Oeiras (Cruz Quebrada, interface com a CP) ao concelho de Lisboa, na zona de Alcântara, com a futura interface com o prolongamento da Linha Vermelha do Metropolitano de Lisboa. Este troço servirá as seguintes zonas: Cruz Quebrada, Jamor, Linda-a-Velha e Miraflores, no Concelho de Oeiras, e as zonas do alto do Restelo, Ajuda, Alto de Santo Amaro e Alcântara em Lisboa.