Gerador a diesel com escape virado para o passeio, em funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana, ao longo de meses.
Os Vizinhos de Belém solicitaram informações à Administração do Porto de Lisboa sobre a instalação de um gerador a diesel na via pública, junto à Doca do Bom Sucesso.
- 📤 Mensagem enviada pelos Vizinhos de Belém
- 📥 Resposta da APL aos Vizinhos de Belém
- ✅ Resolução do problema
📤 Mensagem enviada pelos Vizinhos de Belém
Na sequência das recentes interações entre os Vizinhos de Belém e a Direção Municipal do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia (DMAEVCE) da Câmara Municipal de Lisboa, em que sinalizámos as nossas preocupações com a Frente Ribeirinha Ocidental e, em particular, com o funcionamento ininterrupto de um gerador junto ao espaço recentemente requalificado e concessionado na Doca do Bom Sucesso, vimos por este meio:
- Solicitar a vossa melhor atenção para o que cremos ser um foco de poluição na zona de fruição pedonal da Frente Ribeirinha Ociental, concretamente na Freguesia de Belém, onde desenvolvemos voluntariamente a nossa iniciativa de participação cívica junto das autarquias local e municipal (JFB e CML), contando com a participação de mais de 5000 Vizinhos em diferentes iniciativas.
- Questionar por que motivo este gerador se encontra em funcionamento ininterrupto há tantos meses com o escape virado para o canal pedonal existente naquele local.
- Colocarmo-nos à inteira disposição da APL para, no prazo de tempo mais curto possível, auxiliarmos V. Exas. nas interações com as demais entidades que possam facilitar a saída deste gerador, proporcionando as ligações elétricas de baixa, média ou alta tensão que forem necessárias para garantir o correto funcionamento deste recém-qualificado espaço de restauração na Doca do Bom Sucesso.
Juntamos em anexo uma fotografia do referido gerador, para seu conhecimento e referência.
Sublinhamos que não questionamos a necessidade daquele novo equipamento estar eletrificado. Foi, aliás, com enorme satisfação que assistimos à requalificação do edifício e à concessão de um espaço para snack-bar.
A nossa insistência e o nosso apelo é bastante prático e objetivo.
Dependendo da previsão realista que a Autoridade Portuária tiver para a definitiva instalação da rede elétrica no local, deverá ser mitigado o impacto que este gerador tem na Frente Ribeirinha (pelos motivos já identificados anteriormente, desde logo o ruído, a poluição atmosférica, a poluição visual, etc.).
Em nossa opinião, não havia necessidade, por exemplo, de ter instalado o gerador com o escape virado para o passeio onde circulam as pessoa
Com efeito, o gerador poderia/deveria não estar visível de todo, se tivesse sido instalado atrás do edifício, com o escape virado para a estrada, e não junto à empena oriental do edifício com o escape virado para a Doca e para as pessoas que ali circulam.
Assim, tendo em conta que esta situação já dura há vários meses, que nenhum trabalho de eletrificação foi identificado em concurso/adjudicação e que, no último e-mail, não conseguimos identificar qualquer previsão objetiva para a prossecução desses trabalhos, questionamos se será viável mover o gerador, rodando-o 180º e colocando-o nas traseiras do edifício, entre a faixa de rodagem e a parede Norte do mesmo.
📥 Resposta da APL aos Vizinhos de Belém
Tomamos devida nota do presente email que agradecemos e que mereceu a nossa melhor atenção.
Permita-nos antes de tecer quaisquer considerações, informar V. Exas. acerca da estrutura a que se refere, recentemente implantada junto à Doca do Bom Sucesso.
Trata-se do edifício de apoio à Doca do Bom Sucesso onde se encontram instalados, para além do espaço snack-bar que identificou e de um espaço destinado à gestão e apoio à doca, é também dotado de balneários e instalações sanitárias de utilização pública.
Ora, para que toda essa infraestrutura funcione devidamente, a entidade licenciada para o efeito não teve alternativa senão recorrer a gerador, que muito bem identifica, como solução, provisória, à delonga na definitiva instalação de rede elétrica no local. Podemos afirmar que todos os esforços estão a ser feitos para a breve prazo ser eliminado o gerador identificado.
Compreendemos as preocupações de V. Exas. e esclarecemos que são, igualmente, preocupações desta Autoridade Portuária e do responsável pela implementação e gestão do espaço multifunções de apoio à Doca do Bom Sucesso.
Face ao exposto, e por ser pertinente a indicação de V. Exa., procederemos junto da nossa equipa técnica e do nosso cliente, à verificação da possibilidade da concretização do referido.
Esperamos em breve dar-vos nota do sucedido.
✅ Resolução do problema
Em resposta ao Ofício remetido por V. Ex.ª a esta Associação de Moradores, vimos por este meio confirmar a resolução do problema referenciado em epígrafe.
Na pessoa da Sr.ª Chefe da Divisão do Ambiente e Energia do Departamento do Ambiente, Energia e Alterações Climáticas, agradecemos todas as diligências da equipa da DAE para articular a solução com a APL.