Empreitada da Unidade de Intervenção Territorial Ocidental (UCT/UITOC) para repavimentação da bolsa de estacionamento da Rua de Pedrouços.
- ℹ️ Informações da intervenção
- 👀 Comparação: antes e depois
- 🗣 Reclamação de defeitos da empreitada
- 📤 Requerimento enviado pelos Vizinhos de Belém
- 📥 Resposta da Câmara Municipal de Lisboa
- Divulgação
- Projeto da SRU para a Rua de Pedrouços
- Passeio junto da obra de repavimentação do estacionamento na Rua de Pedrouços
- Defeitos da empreitada
ℹ️ Informações da intervenção
Durante a segunda quinzena do mês de dezembro de 2020, a Unidade de Intervenção Territorial Ocidental (UCT/UITOC) irá promover uma empreitada de repavimentação da bolsa de estacionamento localizada na Rua de Pedrouços, junto ao cruzamento com a Rua Dom Jerónimo Osório.
A empreitada durará 1 semana.
👀 Comparação: antes e depois
🗣 Reclamação de defeitos da empreitada
📤 Requerimento enviado pelos Vizinhos de Belém
A propósito da recente intervenção da UCT/UITOC na nossa Freguesia, que consistiu na repavimentação de uma bolsa de estacionamento na Rua de Pedrouços, gostaríamos de registar os seguintes pontos:
- No dia 11 de dezembro de 2020, durante a manhã, testemunhámos a presença da Estrela Norte naquele local.
- Não existia qualquer informação relativa a esta intervenção no site da Câmara, nem no site da Junta e nenhum panfleto foi distribuído. A UCT sabe que pode contar com os Vizinhos de Belém para divulgar estas iniciativas, sempre que achar que faz sentido isso acontecer (pode ser que não fizesse neste caso). A Junta de Freguesia apenas publicou no seu Facebook o folheto (vide anexo) no final do dia 11 de dezembro, já a repavimentação estava concluída (embora a obra, até hoje, não tenha sido dada como finalizada), certamente porque não o recebeu em tempo útil.
- Estranhamos que esta repavimentação tenha avançado quando, de acordo com o projeto da SRU para a Rua de Pedrouços, esta zona deixaria de estar afeta a estacionamento e seria um espaço para fruição da população.
Face a estes pontos, colocamos as seguintes questões:
1. O projeto da SRU para a Rua de Pedrouços foi alterado? A pergunta é sincera. Sabemos bem que o projeto vai demorar e que esta área se encontrava muito degradada — a repavimentação faria sempre sentido independentemente do projeto e, por várias vezes, foi referenciada na aplicação Na Minha Rua.
2. Controlaram a ação da Estrela do Norte? Nós testemunhámos estacionamento de camiões daquele empreiteiro EM CIMA DO PASSEIO, destruindo o passeio. Não foi nunca afixada, durante toda a obra, qualquer placa com informações sobre o que estava a acontecer.
3. Já entregaram a obra? Parece-nos ter imensos defeitos de execução, desde logo por não terem protegido as pedras de granito que ladeiam o Parque de Estacionamento, e também não recortaram o alcatrão respeitando o perfil do encabeçamento do passeio.
Como sabem, colocamos estas questões e levantamos estes pontos com espírito meramente construtivo. Embora o tom do e-mail possa parecer demasiado incisivo, não é essa a intenção. As nossas verdadeiras intenções com este e-mail são:
A. Estimular a comunicação mais eficiente e atempada destas empreitadas, utilizando o site da Câmara em lisboa.pt (estamos atentos e, por sua vez, divulgaríamos em todos os nossos meios) — é muito importante!
B. Responsabilizar o empreiteiro por ter destruído o passeio, ao estacionar abusivamente em cima do mesmo, e instá-lo a repor o passeio exatamente como se encontrava.
C. Corrigir os inúmeros defeitos da empreitada, ainda antes da mesma ser aceite pela Câmara.
Aproveitamos também para referir que os defeitos da empreitada da Estrada de Caselas permanecem por corrigir — e o parque já está em funcionamento!
Sem mais de momento, despedimo-nos, como bem sabem, com elevada estima e consideração pelo vosso trabalho, que acompanhamos com imenso respeito e grande atenção.
📥 Resposta da Câmara Municipal de Lisboa
Na sequência da vossa exposição constante do email infra, sobre a obra realizada no Estacionamento da Rua de Pedrouços, vimos esclarecer as situações/sugestões identificadas, respeitantes à:
Divulgação
• Foi realizada a divulgação no local e na entrada dos edifícios existentes na proximidade, mas atendendo às condições climatéricas de agravamento do estado do tempo, a intervenção em causa acabou por ser antecipada pelo empreiteiro, pelo que não conseguimos que a divulgação tivesse a antecedência habitual;
• A CML\UCT\UITOC não chegou a dar conhecimento desta intervenção aos Vizinhos de Belém, mas passaremos a divulgar as futuras intervenções.
Projeto da SRU para a Rua de Pedrouços
• A UCT\UIT Ocidental não tem conhecimento de alterações ao projeto para a Rua de Pedrouços.
Passeio junto da obra de repavimentação do estacionamento na Rua de Pedrouços
• As depressões na calçada e no lancil danificado são anteriores à execução da obra, constituem anomalias na calçada que é possível verificar que estão consolidadas à bastante tempo;
Pelo que não são da responsabilidade do empreiteiro. Juntamos fotografias anteriores à obra onde se pode verificar o descrito:
Defeitos da empreitada
A limpeza de escorrências de betuminoso, remoção de material e equipamento e alinhamento do mesmo com a calçada:
• Estão para correção do empreiteiro, que ainda não procedeu à respetiva execução, atendendo às más condições climatéricas e às consequências do estado de pandemia em que o país se encontra;